sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Insegurança na Freguesia

Deu no RJTV do dia 22 de outubro:

Insegurança na Freguesia
O RJ-Móvel hoje foi à Freguesia, em Jacarepaguá. Os moradores dizem que o policiamento não acompanhou o crescimento da região e que o número de assaltos aumentou muito nos últimos meses.
A Rua Comandante Rubens Silva é residencial, tem vários condomínios e casas. Os moradores dizem que a tranqüilidade é aparente. Eles contam que têm medo por causa do aumento do número de assaltos.

Claudia diz que os bandidos agem em qualquer horário: “Eles chegam, abordam e levam o que a pessoa tem”.

De acordo com a associação de dirigentes do mercado imobiliário do Rio, a Freguesia é o bairro que mais cresce na cidade. De janeiro até agora foram lançados cerca de 1.200 condomínios na região.

“Muita gente da Zona Sul está se mudando para o bairro. Está aumentando o poder aquisitivo e isso atrai marginais para cá, para assaltar as pessoas aqui”, comenta um morador.

Em um prédio, na esquina com a Rua Potiguara, são comuns os assaltos a motoristas no momento em que eles saem da garagem. “Estou morrendo de medo aqui parada, no carro. É muito assalto, roubo de carro”, diz uma motorista.

“Aqui no meu prédio tivemos pelo menos quatro moradores que foram assaltados, até na parte da manhã e à tarde”, conta um morador.

Muita gente diz que não sai de casa sem antes consultar o porteiro. “Os cuidados habituais são olhar antes para ver como está a situação na rua”, observa uma moradora.

Moradores do bairro fizeram um abaixo-assinado, pedindo mais segurança. O documento também traz sugestões. “Uma cabine seria excelente no Largo da Freguesia e na Comandante Rubens Silva”, acredita um deles.

Enquanto a solução não chega, quem mora na Freguesia se protege como pode. “A gente acaba se trancando, ficando atrás das grades e não podendo viver em paz”, lamenta uma moradora.

Segundo dados da delegacia do bairro, este mês, houve um aumento de 30% no índice de roubo a carros na Freguesia, em relação ao mesmo período do ano passado. Já os números de roubos a pedestres, segundo a polícia, estão estáveis.

O comando da PM informou que o policiamento na região está reforçado desde os Jogos Pan-Americanos, mas prometeu intensificar o patrulhamento nos próximos dias. A PM disse ainda que quem quiser pode fazer denúncias pelo Disque-Denúncia: o número é 2253-1177.

http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL154499-9097,00.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Está acontecendo roubos a carros, preferencialmente nos domingos na parte da manhã, aqui na Freguesia - Jacarepagua.
Faz-se necessáriop que a 32 DP e o 18 Batalhão colcoquem o grupo de inteligência para reprimir esse fato, já que os marginais contam com o local vigiado em menor escala nesse dia.
Eles agem muito na área das Ruas Ituverava, Comandante Rubens Silva, Antonio Cordeiro e imediações, por não pertencerem a parte central da Freguesia, mas terem facil fuga para a linha amarela.
O individuo mais perigoso, é de origem nordestina, em torno de 25 anos, pardo, magro, em torno de 1,65 m de altura aproximadamente e quase sempre de boné. Lembra o personagem 'MAD' (estórias de quadrinhos).